12 julho 2014

"O Enxoval" - mais vale tarde... que nunca!

Primeiro veio a arca em madeira com motivos orientais envernizada, (hoje já não a tenho é pena), depois aos poucos a minha mãe comprava peças para o meu enxoval. 

Esta peça de lençol tem cerca de 35 anos foi a primeira compra a ocupar a arca. Eu achava essa tradição estranha, ainda uma miúda ,mas porque carga de água escolhiam o enxoval que eu iria um dia usar na minha casa??? Parecia quase uma obrigação casar.

A arca ao longo dos anos foi ficando cheia, às vezes quando ninguém via eu tinha uma certa curiosidade para rever o meu enxoval, abria a arca e revia o enxoval,  o serviço de café da Vista Alegre e um jogo de lençóis branco com um bordado rico foram as peças que sempre gostei mais. 

Já adolescente resolvi que não queria mais enxoval, preferia comprar coisas de uso pessoal, roupa, sapatos, etc, se um dia tivesse a minha casa já se usavam outras coisas, não ia usar aquelas coisas fora de moda pois seria dinheiro gasto desnecessariamente. 

Mais tarde tive pena de não ter no enxoval, um serviço de jantar Vista Alegre e já agora o de chá também. 


Esta peça de lençol seria para a princesa costurar os lençóis de cama, quando estivesse à altura... porque o pano é bom demais para estragar. Foi ficando em casa da minha mãe até há poucos dias.

É realmente um pano de algodão forte sem direito nem avesso, pode ir vezes sem conta à máquina que vai durar uma vida, só que tem um senão, é estreito. 

Antigamente as camas eram mais estreitas, 2 metros de largura eram suficientes, agora as camas são enormes e os lençóis ficam curtos. 

Vou fazer para o quarto de visitas, e para o principal também, uso um lençol capa 100% algodão, que tape bem o colchão; agora no verão com o calor não é preciso tapar muito.

O 1º jogo tem uma barra com um motivo floral tradicional, apliquei um bordado inglês muito simples só para dar uma graça. 

O 2º jogo fica para breve! 

E vocês, também tiveram uma peça de pano de lençol no enxoval?















4 comentários:

  1. Não tive panos de lençol, mas tive muitas jogos de lençóis que ainda hoje estão a uso - e já lá vão 17 anos.

    Tive também, em casa dos meus pais, um quadro com a boneca, igual ao que tem na mesinha de cabeceira.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse quadro penso que é antigo anos 70, 80, tem ar de ser do tempo do menino da lágrima, um dia fui levar o lixo e ele estava ao pé dos caixotes, é tão lindo tem um ar vintage alguém resolveu dar-lhe uma 2ª oportunidade.

      Eliminar
    2. Também tive e tenho jogos de lençõis e jogos de banho :D
      A maioria dos lençõis também tenho o problema do tamanho! Mas um dia ade dar para a cama dos filhos :D

      Eliminar
  2. Acho que todas temos o mesmo problema dos lençois!!
    Tenho uns que a minha avó me deu, estão alinhavados para cortar um pedaço para darem na cama da Patrícia, falta mesmo é uma máquina de costura e eu saber costurar!!!! bjs

    ResponderEliminar