27 agosto 2015

Receita de Peixe à Provençal


Hoje o jantar cá em casa foi robalo no forno à provençal.

É uma receita que o meu cozinheiro aprendeu a fazer com um Chef italiano. 

Convém usar legumes frescos comprados no mercado e o peixe do mar também fresquinho, (usei robalo mas pode fazer com outro peixe de assar no forno).

É uma receita mediterrânica, feita com ingredientes saudáveis.  

Muito fácil de fazer, leva algum tempo a preparação, eu fiz a mise en place e o meu cozinheiro deu o toque final, colocou no tabuleiro os ingredientes, regou com azeite caseiro e colocou no forno. 

Deixo aqui a receita.

Ingredientes: 

Robalo do mar 
Vários porções de lugumes (beringela, courgete, cogumelos, batata, chalotas, alho francês, pimento vermelho, cenoura, azeitonas, alho e tomate)
Ervas aromáticas (salsa, salva, tomilho e orégãos) 
Sal, pimenta e azeite

Preparação:

Usar um tabuleiro de ir ao forno espaçoso, colocar o robalo  no meio do tabuleiro, dispor à volta os legumes fatiados, as ervas aromáticas, o alho esmagado, sal e pimenta, regue com azeite.

Vai ao forno a assar.

Bem... há uma coisa que não consigo descrever sobre este prato, só vai saber se experimentar!
É o cheirinho que fica na cozinha e o sabor! 

Bom apetite!




2 comentários:

  1. Nham! Dá vontade de dar uma garfada :)
    É verdade, há receitas assim, com aromas e paladares surpreendentes, que parecem próprios de menus sofisticados mas não, afinal são o resultado da simplicidade e, é claro, muito importante, da frescura e qualidade dos ingredientes. Boa dica! bjs

    ResponderEliminar
  2. Hum delicia Madrinha, fiquei a salivar..... acho que vou aceitar a sugestão e vou fazer amanha.... lá vou eu a praça ! tralálálálá.
    Muitos beijinhos e continuação de boas férias.

    ResponderEliminar