05 julho 2016

A sala / atelier na "Tralha e Tal"

Esta imagem da minha sala foi publicada aqui em Junho de 2013 para vos mostrar como ficou o tapete babette que fiz em crochet com lã de Arraiolos, ontem foi uma das imagens seleccionadas pela página Tralha e Tal para o álbum das boas ideias.


Quando olho para a sala vejo muita tralha, penso todos os dias em "destralhar" a sala mas não consigo, não consigo livrar-me das coisas que gosto, alguns objectos eram da minha avó materna, outros da minha mãe, outros foram-me oferecidos na infância. Os livros, a máquina de escrever com 30 anos, a máquina fotográfica com 35, uma balança com 100, os candeeiros a petróleo; como se não chegassem os objectos antigos que tenho, às vezes fico rendida a um ou outro e trago mais para casa, foi o caso da singer com 108 anos,  da cristaleira dos anos cinquenta, do cadeirão orelhudo e sei lá mais o quê. Às vezes troco os tapetes e os quadros e pouco mais.

Um dia alguém entrou na minha sala e disse-me olhando para a decoração: "Deves levar imenso tempo a limpar o pó desta sala!"

Acho que não respondi nada, mas pensei: pobre de quem não tem pó para limpar, feliz é quem guarda memórias e recordações de família, quem gosta de livros, quem gosta de lãs, quem gosta de fotografia, quem gosta de flores... é vazio quem não tem um hobbie , quem não tem tralhas e pó para limpar.

Resumindo: mesmo que eu queira não consigo livrar-me das tralhas!














7 comentários:

  1. Amiga, estou apaixonada. Que cantinho delicioso. Adoro <3
    Bjk
    Célia Nunes

    ResponderEliminar
  2. Sala lindissima!
    Trabalhos lindissimos!
    Eu também tenho dificuldade em me desfazer das coisas com valor emocional.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo inteiramente as tuas palavras! Infelizes os que olham para o tipo de coisas que tens aí na tua sala e só conseguem ver o trabalho que dá limpar o pó!! Também tenho aqui em casa muitas relíquias que eram dos nossos avós e guardo-as todas com muito amor. Um beijinho e obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar
  4. Neste momento só me ocorre comentar com uma frase de Arthur Schopenhauer " A memória age como a lente convergente na câmara escura: reduz todas as dimensões e produz, dessa forma, uma imagem bem mais bela do que o original."
    Obrigada pela partilha
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá, que sala tão linda e acolhedora, qual tralha qual que, preciosidades isso sim :-) Adoro tudo, gostava tanto de estar aí a tricotar ;-) que reconfortante deve ser :-)
    E é bem verdade, as pessoas que não tem hobbies, devem ter uma vida vazia e sem graça.
    Bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  6. Que lindo cantinho! Mesmo a calhar este post, ando em limpezas grandes e a dúvida entre "destralhar" ou guardar (e limpar muitas vezes o pó), entre as brigas com a falta de espaço, são uma constante... Mas depois uma pessoa olha para aquilo e vêm logo memórias e recordações!

    ResponderEliminar
  7. Oi Fátima... que cantinho lindo. Não tem tralha nenhum e sim... memórias e lembranças de lugares e pessoas queridas. Minha casa é assim tudo colorido e parece uma loja... fazem a mesma pergunta como consigo limpar tudo isso, quando a gente gosta sempre damos um jeito e não me vejo sem minhas coisas... livros, crochês, incensos, plantas, bibelôs etc... são minhas referências e alegrias. Adorei a cor... amarelo sempre bem-vindo. Uma ótima semana. Beijos Rê.

    ResponderEliminar