28 maio 2016

Tricotando o 1º trabalho com os "meus tons"

Quando tingi este fio foi a pensar neste xaile,  por sorte consegui os tons que gostava, o cinza aconteceu por acaso resultou duma mistura de couve roxa com pétalas de flores e o rosa foi tingido com papoilas como já estão fartas de ouvir falar. 

O novelo cinza tem  150 gr e  aproximadamente 660 mts, o novelo rosa tem 85 gr e aproximadamente 370 mts,  penso que será suficiente para tricotar este xaile espectacular da designer Sylvia Bo Bilvia.

Já algum tempo que andava a namorar o xaile, não parece ser para principiantes, rsrsrsrsrsr, tenho andado nos últimos tempos a praticar o lace (pontos rendados), como tricoto à portuguesa estas instruções são sempre um verdadeiro quebra cabeças, para já não está a correr mal! Mesmo que não siga à risca as instruções, pelo menos vou tentar, o facto de usar duas cores também complica a execução! 

Está revelado o enigma! Vou dando notícias da evolução do trabalho, até breve e bom fim de semana! 



1ª parte

27 maio 2016

Mais um par de meias

Terminei mais um par de meias em tricot!

Usei o fio  safran da Opal para meias da gama Sweet & Spice. "Adoptei" este modelo, gosto do tutorial  da Lete, alterei a biqueira e o calcanhar. Neste caso usei agulhas nº 2,25 mm e inicie o trabalho com 64 malhas. 

Entretanto com o fio que tingi, comecei um novo projecto um pouco ambicioso, em breve darei mais notícias.



23 maio 2016

"Lãs com tons" - Tingimento natural / artesanal de lã


Terminei as minhas experiências em tingimento natural / artesanal de lã  usando infusão de plantas, pétalas de flores, casca de árvore, líquenes, legumes, etc., tem sido uma experiência gratificante, enquanto não tingi as meadas todas, não descansei!

14 maio 2016

Os primeiros novelos com tons



Estou muito feliz e entusiasmada com este projecto, os primeiros novelos foram novelados ontem à tarde depois das meadas bem secas. É um projecto caseiro não pretendo tingir fio para venda, se fosse esse o caso não revelaria alguns segredos do processo, dizem que o "segredo é a alma do negócio".

12 maio 2016

"Lãs com Tons" - Tingimento artesanal

Esta semana dei descanso às agulhas, ando a brincar às tintureiras, no meio das panelas, chás coloridos e aromas... um mundo novo e fascinante! Já há algum tempo que queria experimentar o tingimento artesanal de lã, depois de fazer alguma pesquisa decidi embarcar nesta aventura. Reuni alguns materiais para o tingimento, comecei por  fazer alguns testes com corantes alimentares e chás de plantas. 

07 maio 2016

Mais um par de meias!


Não, não são cinza e branco, as meias são bem coloridas!

Sei que são só umas meias, para algumas pessoas não passam de umas meias sem importância, mas para mim são umas meias tricotadas à mão, com toda a paciência do mundo.

Foi o trabalho desta semana, um par de meias!

03 maio 2016

Sweet socks

O melhor deixei para o fim, os fios para meias da Opal da colecçao Sweet & Spicy!

Este vai ser o primeiro par das cinco que tenho para tricotar, dois novelos são da gama Sweet & Spicy2 e três da gama Sweet & Spicy3, os tons são alegres como eu gosto.

Aproveitei para experimentar as agulhas que ganhei no KAL "Meias de Março" são agulhas circulares da Chiaogoo Knit Red lace de 2,25mm, comprei outras da Knit Pro para tricotar as duas meias ao mesmo tempo, e um conjunto de duas pontas também de 2,25 mm.

Já testei e gosto mais de trabalhar com as Chiaogoo, o fio desliza melhor na agulha e no cabo do que nas Knit Pro, a única característica que mudava seriam  as pontas, são muito pontiagudas.



02 maio 2016

O 1º de Maio

Dia 1 de Maio é dia de piqueniques, dia de comer caracois, dia para ver os Maios e este ano coincidiu com o 1º domingo do mês, o Dia da Mãe. 

Convidei a mãe para ver os Maios, ela convidou-me para lanchar caracóis, foi um dia quente de primavera bem passado! 

No regresso apanhamos lírios do campo, adoro lírios.