14 março 2017

Tons azul e amarelo

Pintei mais duas meadas de lã com corantes alimentares, estou a gostar dos resultados!!! O que posso dizer sobre isto?

Quem tinge com plantas, com frutos, legumes, folhas de árvores, etc., também tinge com corantes alimentares, isto é facílimo, é básico! 

A absorção do pigmento é rápida e eficaz, as fibras absorvem melhor os corantes alimentares do que os pigmentos das infusões feitas com produtos naturais, os tons são fortes, dá para brincar e dar largas à imaginação... é como pintar uma tela! 

Confesso que não tenho muito jeito para pintar nem para desenhar, rsrsrsrsrsrs... com as lãs o segredo é mesmo arriscar, assistir a uns vídeos no youtube sobre esta técnica, vestir umas luvas e pintar umas meadas. Este processo é mais "arriscado" do que o tingimento natural porque os tons são fortes e não dá margem de manobra para segundo ou para terceiro tingimento, como no caso do tingimento natural. 

Estou satisfeita com os resultados, agora já sei que quando idealizar um trabalho com um determinado tom, posso pintá-lo nesse tom ou noutro aproximado!





12 março 2017

Lãs pintadas com corantes alimentares


No ano passado quando comecei com a aventura dos tingimentos  de lã com produtos naturais, comprei alguns corantes alimentares, na altura só abri um dos frascos de corante para testar, achei os tons fortes, muito artificiais... enveredei por outro caminho do qual não estou nada arrependida 😊 os tons pastel conseguidas através da natureza sem químicos. 

Está na calha tricotar um projecto com  alguns fios "Lãs com Tons" que tenho no meu stash, precisava de outros tons mais fortes para fazer contraste, vai daí, lembrei-me de "pintar" com os corantes... eis as minhas primeiras duas meadas pintadas!












08 março 2017

As meias de Março

Este é o meu primeiro par de Março de "Meias ao Mês", são para o meu marido, para mim estou a tricotar a segunda meia, do segundo par de Março. 

Hoje está um dia quente de Primavera,  não me apeteceu usar meias de lã 😁, estes dois pares de meias espero que sejam usadas lá mais para o fim do mês num sítio bem mais frio, vão dar jeito... espero eu, se a temperatura estiver alta, melhor ainda porque não gosto muito de frio.

Um par para o menino outro para a menina, usei os fios da Butinette que vêem em packs de 3 novelos com o mesmo padrão em tons diferentes. 

Os sock blockers chegaram mesmo a tempo, adorei!!! São exactamente como idealizei 💙 lindos de morrer 🐑 com a ovelhinha esculpida na madeira, de cor natural, envernizados, contudo têm um aspecto rústico como eu gosto!