10 abril 2014

Sobre mim



Chamo-me Fátima Lourenço, sou Algarvia, os lavores são um hobbie, uma paixão antiga, comecei a interessar-me por trabalhos de agulhas quando era criança. Um dia a minha mãe deu-me um novelo de lã e um par de agulhas de tricot e ensinou-me as primeiras malhas, fiquei fascinada com o processo... consegui transformar o fio numa cachecol!

Tricotei algumas camisolas de malha que levava para a escola secundária, faziam grande sucesso na altura, estávamos nos anos 80, poucas raparigas da minha idade sabiam tricotar.

Quando ia à retrosaria comprar lãs, ficava fascinada a olhar para as paredes forradas com aqueles tons maravilhosos... encantava-me com as cores e as texturas dos fios.

Em 2008 criei o blog lavoresfl para partilhar os trabalhos que ia fazendo, conhecer outras bloggers, trocar ideias, experiências com outras amantes destas artes.


No início de 2012 fiquei com mais tempo disponível, entreguei-me de corpo e alma aos hobbies (lavores e fotografia e mais recentemente a jardinagem).

Comecei a executar mais e maiores trabalhos em croché, tapetes em trapilho, mantas em lã, peças de decoração  pelo meio surgiram outras ideias... croché com lã de Arraiolos, peças de vestuário, acessórios em tricot e croché, tingimento artesanal de lã com produtos naturais, entre outros trabalhos e projectos ligados a este tema que poderão ver aqui no blog.

Obrigada a quem me acompanha desde o início e a quem chegou há menos tempo, espero que gostem tanto quanto o prazer que tenho em estar aqui!

Qualquer questão ou sugestão disponham através do email ou por mensagem privada no facebook 

fatima-lourenco@hotmail.com
https://www.facebook.com/Lavoresfl/

xxx

11 comentários:

  1. Conheço todos os trabalhos a partir de 2012 que a Fátima tem mostrado no seu blog, dou-lhe os parabéns são peças lindas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Madalena, fico feliz por saber que o blog tem visitantes assíduas, a fasquia vai ficando alta rsrsrsrs, o trabalho seguinte deverá ser especial, nem sempre tenho inspiração para surpreender, o facto de partilhar só por si já é um desafio.
      Desejo-lhe uma Páscoa Feliz!
      Um abraço

      Fátima

      Eliminar
  2. Já lhe disse várias vezes, mas é sempre bom lembrar...parabéns Fátima pelos belos trabalhos que aqui apresenta :) É uma inspiração ;)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandra, grata pelas suas palavras e carinho.
      Um beijinho

      Fátima

      Eliminar
  3. Oi amiga!
    Seu blog e trabalhos manuais são realmente uma inspiração.
    Bjus e tudo de bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Márcia, já me passou pela cabeça deixar de postar, mas acho que ia ter saudades deste cantinho onde tenho feito amizades.
      Muito bom mesmo esta partilha de ideias e carinho.
      Bjinhos

      Fátima

      Eliminar
  4. Fátima o seu blog é um dos mais criativos em Portugal, você faz trabalhos lindíssimos, desde os trabalhos que executa, a apresentação gráfica, fotografia, texto, nota-se que é proteccionista e exigente com o que faz! Continue porque sou uma leitora assídua, e gosto do que vejo, transmite paixão pelas artes! Margarida LX

    ResponderEliminar
  5. Hoje, foi a primeira vez que tomei conhecimento deste blog, e desde já dou os parabéns à sua autora e promotora, não só pela qualidade do blog como também pelos trabalhos que apresenta. Este encontro deveu-se à curiosidade dos xailes nórdicos, uma vez que também faço peças de triccô, crochet , bordados, entre outros trabalhos. Gostaria muito de podermos a partir daqui podermos partilhar ideias e, caso tenha curiosidade visitar o meu blog, que, desde já lhe digo que está muito longe do seu. Continuação de bom trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel, obrigada pela visita e pelas suas amáveis palavras. Visitei o seu blog e dou-lhe os parabéns pelo seu talento, os seus bordados são lindíssimos!

      Os trabalhos que faço são mais simples com pontos básicos, muito coloridos o que ajuda a realçar as fotografias.
      Notei que o seu blogue é recente, quando comecei levei horas, dias às voltas com o meu blogue a tentar melhorar e perceber como se publicava e adicionava funcionalidades, o blogue é um trabalho contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento. Desde 2008 tive várias imagens de perfil e de capa e neste momento optei temporariamente pela apresentação dinâmica. O importante é não desistir e continuar a publicar, quanto mais posts mais visibilidade vai ter, mais interacção. O blogue no meu caso é um incentivo a não desistir de criar peças e partilhar.

      Beijinhos

      Fátima

      Eliminar
  6. Fátima, olá! Sou a Nina.
    Descobri hoje o seu excelente blog com conteúdos que me fascinam. Fico como sua seguidora.
    Beijinhos

    ResponderEliminar